9 livros que viraram filmes e foram um sucesso!

Compartilha aí!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter

Leia o livro antes e prepare a pipoca para assistir a história na TV

Quando um livro vira adaptação para o cinema, sempre surgem polêmicas. A grande maioria dos filmes baseados em obras literárias não consegue trazer exatamente toda a história e a emoção que as páginas trazem.

Por outro lado, algumas histórias viraram grandes sucessos cinematográficos, com produções milionárias, atuações impecáveis e direção memorável, garantindo muitos prêmios. Quer ver alguns exemplos?

1- O Poderoso Chefão

Livro Filme O Poderoso Chefão

A história da família italiana mafiosa que imigrou para os Estados Unidos depois da Segunda Guerra Mundial foi escrita por Mario Puzo e publicada em 1969.

Alguns poucos anos depois, em 1972, a narrativa sobre os Corleone foi parar no cinema e virou uma trilogia dirigida por Francis Ford Coppola.

Só o primeiro filme concorreu em 11 categorias e ganhou 4 Oscars. A parte 2, lançada em 1974 ganhou 6 Oscars. Por fim, a última parte da história só chegou em 1990 mas recebeu 6 indicações e arrecadou quase 137 milhões de dólares em bilheteria. Ou seja, um sucesso indiscutível!

2- O Senhor dos Anéis

Livro Filme O Senhor dos Anéis

Outra obra imbatível é trilogia do premiado escritor J. R. R. Tolkien. Os livros foram escritos entre 1937 e 1949 e foram traduzidos para mais de 40 línguas. Sabia que, originalmente, Tolkien pensava em lançar a história num volume único?

No cinema, a adaptação também virou uma trilogia, e a primeira parte foi lançada em 2001. Os filmes tiveram produções grandiosas e foram tão elogiadas que “O Retorno do Rei”, última parte da trilogia que foi lançado em 2003, bateu recorde histórico no Oscar, ganhando 11 estatuetas.

3- Forrest Gump

Livro Filme Forrest Gump

Algumas pessoas talvez não saibam que um dos filmes mais elogiados do cinema mundial foi baseado num romance de Winston Groom, de 1986.

A história contada pelo próprio personagem, que tem um QI de 70 e virou herói no Vietnã, jogador de pingue-pongue, lutador, empresário etc., inspirou o longa estrelado por Tom Hanks nos anos 90 e garantiu 6 Oscars.

Apesar do sucesso nas telonas, a obra não foi bem vista pelo autor e isso gerou algumas polêmicas. Groom acredita que, no cinema, Forrest foi muito infantilizado e que muitas cenas importantes do livro não foram retratadas nas telonas.

Além do mais, o escritor não recebeu o dinheiro relacionado às bilheterias, sob alegação de que o filme não tinha dado lucro. Bom, aí já se pode imaginar tudo o que aconteceu: foram brigas e mais brigas e processos judiciais.

Tanta confusão fez com que os responsáveis pelo filme não mencionassem o autor do livro nenhuma vez durante o recebimento das estatuetas do Oscar. Tenso!

4- Clube da Luta

Livro Filme Clube da Luta

Fight Club é um romance de 1996, escrito por Chuck Palahniuk, mas só ganhou notoriedade quando a sua adaptação foi parar nos cinemas em 1999, num filme dirigido por David Fincher e estrelado pelos grandes atores Brad Pitt e Edward Norton.

Entre os adeptos da HQs, a história de Clube da Luta provavelmente já era conhecida, mas pode-se dizer que o impacto na cultura pop mundial e a relevância ficou muito maior após o lançamento cinematográfico de Fincher. Concorda ou discorda?

5- Wiseguy

Livro Filme Wiseguy

Nicholas Pileggi escreveu um livro de não-ficção em 1985 para contar a história de Henry Hill, um mafioso que trabalhou para a família Lucchese em Nova York.

Em 1990, ele co-escreveu o roteiro para o cinema junto com Martin Scorsese e, juntos lançaram o filme “Os Bons Companheiros”, obra estrelada por Robert De Niro, Ray Liotta e Joe Pesci que, inclusive, ganhou um Oscar de Ator Coadjuvante por conta dessa atuação.

O filme é aclamado pela crítica até hoje e há quem diga que é a melhor obra cinematográfica falando sobre a máfia. Melhor até que a trilogia do Poderoso Chefão. Será?

6- Um Estranho no Ninho

Livro Filme Um Estranho no Ninho

O homônimo do filme de 1975 é obra do escritor Ken Kesey e foi publicado em 1962. A história do preso que resolve fingir-se de louco para não precisar trabalhar e que acaba parando num hospital psiquiátrico teve enorme êxito no cinema, ganhando 5 Oscars, o que inclui o de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Atriz.

Apesar disso, Kesey assumiu não gostar da adaptação para as telonas, discordando até da escolha de Jack Nicholson para o papel principal. Ao que parece, ele ficou decepcionado com o processo de roteiro e produção do filme e, no fim, nunca chegou a assisti-lo.

7- O Iluminado

Livro Filme O Iluminado

Quem já leu o livro, deve concordar que é um dos mais assustadores dos últimos tempos. A obra do mestre Stephen King foi publicada pela primeira vez em 1977 e, 3 anos depois, tornou-se um filme dirigido por Stanley Kubrick, outro gênio da arte.

A interpretação de Jack Nicholson como Jack Torrance é tão impecável que parecia beirar a realidade, deixando qualquer pessoa de cabelo em pé. Porém, adivinha quem não gostou da atuação dele? Sim, o autor do livro, mais uma vez!

Nicholson se mostra um campeão em ótimas atuações versões para o cinema e que mais recebe reprovações dos autores dos livros.

8- O Coração das Trevas

Livro Filme O Coração das Trevas

A obra de 1902 escrita por Joseph Conrad é um desses livros raros, de nome pouco conhecido mas que ficam mais famosos quando ganham adaptação para o cinema. Porém, o mesmo foi base para o roteiro de um dos melhores filmes de todos os tempos: Apocalypse Now, de 1979.

Dirigido por Francis Ford Coppola, tem como cenário a Guerra do Vietnã e ganhou Palma de Ouro em Cannes, Globo de Ouro como Melhor Filme além de ter sido indicado para Melhor Filme no Oscar.

Mesmo que alguns contratempos tenham acontecido durante as gravações, como atrasos nas filmagens e brigas entre Coppola e o ator Marlon Brando, o resultado final foi sem dúvidas, memorável.

9- À Espera de Um Milagre

Livro Filme À Espera de Um Milagre

Finalizando a lista, Stephen King surge mais uma vez, agora com seu romance publicado em 1996, que originalmente foi lançado em 6 volumes com o nome de “ O Corredor da Morte”. A história do livro é contada toda em primeira pessoa, pelo personagem Paul Edgecombe.

Nos cinemas, Paul ganha vida com o ator Tom Hanks, em 1999. Mesmo com uma larga duração de 3 horas, o filme rendeu, só nos Estado Unidos, mais de 130 milhões de dólares em bilheteria, e também acabou faturando 5 Oscars e 2 Globos de Ouro.

Sim, faltou mesmo a saga Harry Potter por aqui. Mas a justificativa é simples: tanto o livro quanto o filme foram um grande sucesso e é uma unanimidade! Os livros de J. K. Rowling mereceriam uma lista só para eles.

Já viu nosso post de download de livros grátis MOBI, ePUB, PDF?

Compartilha aí!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter

Você também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *