Os Diferentes Costumes da Ásia

Compartilha aí!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter

Sorvete de cenoura, soneca produtiva e muito chá!

Pensando em encarar uma experiência na Ásia? Não dá para negar que aqueles que vivem uma temporada em algum dos países do continente volta para casa com uma bagagem cultural muito rica, sobretudo por conta de algumas curiosidades que só podem ser vistas do outro lado do globo.
Aqui reunimos algumas dessas curiosidades, incluindo costumes bem diferentes dos que vemos no Brasil.

Nada de nota rasgada

Lakshmi
Quem está de passagem pela Índia deve se atentar às condições do dinheiro que será usado para pagar as compras. Pode parecer estranho, mas lá o povo não aceita notas rasgadas.

Enquanto aqui no Brasil é comum o uso de notas velhas, com frases escritas em caneta e até restauradas com fita adesiva, os indianos acreditam que usar dinheiro em más condições desagrada a Deusa da prosperidade, Lakshmi.

A maldição do número 4

Tetrafobia - Medo do número 4
A “tetrafobia”, palavra designada para caracterizar o medo absurdo do número 4, é algo muito comum na Ásia. Para resumir a história, tudo começou porque as palavras “quatro” e “morte” possuem sonoridades parecidas na China, na Coréia e no Japão.

Em vários prédios, hospitais e prédios comerciais não é possível encontrar os andares ou salas identificadas pelos números 4, 14 e 24.

Por outro lado, o número 8, cujo som é parecido com a palavra “prosperidade”, é tratado como algo sagrado. Para se ter ideia, a superstição influenciou até mesmo na data de início das Olimpíadas em Pequim – 8 de agosto de 2008.

Sorvete de cenoura com laranja e tomate com cereja

haagen dazs cenoura tomate cereja
Quem costuma visitar mercadinhos de produtos asiáticos já deve ter se deparado com algumas versões exclusivas japonesas de alimentos como chocolates e refrigerantes – chocolate sabor chá verde, Coca-Cola transparente e por aí vai.

No entanto, talvez a fabricante de sorvetes Häagen-Dazs tenha ido longe demais. A famosa marca americana lançou com exclusividade no país os sabores Cenoura com Laranja e Tomate com Cereja.

Dormir no trabalho é sinal de… Produtividade?

Costume do Cochilo Inemuri
Quem nunca sentiu tanto sono durante o expediente que precisou canalizar todas as forças do corpo, e da mente, para manter os olhos abertos até o horário da saída? Saiba que no Japão, você seria recompensado por isso!

Parece estranho, mas tirar um cochilo sentado, ou até em pé, é visto com bons olhos na Terra do Sol Nascente. Afinal, significa que o funcionário está trabalhando com tanto empenho que mal consegue descansar em casa. A prática tem até nome, chama-se “Inemuri”.

Um sorriso vale mais do que mil palavras

Tailândia - A terra do sorriso
A Tailândia é conhecida como “Terra do sorriso” e não é difícil imaginar o motivo. Quem viaja para o país asiático pode até enfrentar dificuldades para se comunicar, mas se sentirá verdadeiramente acolhido pela simpatia do povo local.

Dia nacional “sem risadinha”

Dia do não sorriso
Ainda falando em sorriso – neste caso, na falta dele – no mesmo continente da sorridente Tailândia, está a Coréia do Norte, país que possui um dia em que é proibido sorrir. Parece mentira, mas acontece mesmo.

Em respeito à memória de Kim Il-sung, fundador do país e avô do atual ditador Kim Jong-un, desde 1994, o dia 08 de Julho representa luto nacional. Por isso, além de manter os dentes escondidos, é proibido levantar a voz na rua e dançar.

Tire os sapatos antes de entrar

Retirar sapatos antes de entrar
Em alguns países da ásia, como Tailândia e Japão, nunca entre na casa de alguém ou num templo usando sapatos. De acordo com o Feng Shui – arte milenar que trata de harmonização energética de ambientes –, a sujeira trazida na sola do sapato possui baixa vibração. E ninguém quer ser o responsável por carregar energia negativa para dentro de casa (agora acontece no mundo inteiro por conta da pandemia).

Na Coreia do Sul você é um ano mais velho

Aniversário antes de nascer na Coréia do Sul
No Brasil, e provavelmente na maioria dos lugares do mundo, a contagem dos anos de vida começa a partir do nascimento. Mas na Coreia do Sul é um pouquinho diferente. O período passado no útero também conta como idade e lá as pessoas já nascem com 1 ano de vida.

Hidratante facial de urina sagrada

Hidratante Facial de Urina de Vaca na Índia
Muita gente já deve ter ouvido falar sobre o fato das vacas serem sagradas na Índia. Isso acontece devido a uma crença do hinduísmo, principal religião do país.

Para se ter ideia do quanto os animais são importantes, em algumas regiões, as vacas possuem até documento de identidade. E não para por aí: é possível comprar cosméticos cuja matéria-prima principal é urina de vaquinha.

O país maior consumidor de chá é asiático!

Muito Chá na Turquia
A tradição de tomar um cházinho da tarde vem da Inglaterra, mas o país que mais consome a bebida é a Turquia. O chá só perde para a água no ranking de bebidas mais consumidas, e a população chega a tomar, em média, 5 copos de chá preto – o favorito dos turcos – por dia!

Momentos de oração coletiva

horas reservadas para oração coletiva
Nos Emirados Árabes, há uma tradição que pode causar certa estranheza aos turistas desavisados – as orações “coletivas”. Em alguns momentos do dia, as mesquitas e alguns lugares públicos – shoppings e comércio em geral – interrompem a programação normal para tocar uma oração nos alto-falantes. Isso porque os muçulmanos levam a religião bem a sério. Portanto, se estiver passeando por Dubai, por exemplo, saiba que as orações são feitas cinco vezes por dia.

Compartilha aí!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter

Você também pode gostar de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *