O que é ASO?

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ASO significa App Store Optimization, o intuito desse trabalho é aumentar a visibilidade do aplicativo para celular, no caso dos smartphones iOS a Apple Store, Smartphones Android o Google Play e Windows Phone a Windows Store.
ASO Otimização de App Store
O conceito de ASO é o mesmo do SEO (Search Engine Optimization), que pra quem não conhece, consiste na otimização de sites, para que eles possam se posicionar melhor nos buscadores.
Imagine a seguinte situação, você decide procurar na APP Store do seu smartphone um aplicativo para busca de imóveis, você procuraria por “imóveis”, resultaria em centenas ou milhares de aplicativos.
Qual seria a chance de você ir até a 2ª e 3ª página? É ai que entra o ASO, a ideia é conseguir posicionar bem o seu aplicativo para diversas palavras-chave relacionadas ao seu negocio.
No SEO, quanto melhor posicionada estiver sua página, mais cliques e mais conversão você terá, no ASO é a mesma coisa, quanto melhor sua posição mais Downloads seu aplicativo terá.

ASO, Vamos pensar nisso?

Atualmente, existem mais de dois milhões de aplicativos para smartphone nas principais lojas de aplicativos. Imagine você que acabou de criar um aplicativo e coloca-lo na Google Play, qual a probabilidade de ele aparecer? Pois é, a chance é mínima, quase nula.
Por isso, nunca é tarde para pensar em como aplicar as técnicas de ASO no seu aplicativo.
Segundo a pesquisa da European Technographics Consumer, a maior busca de aplicativos, ainda se deve na loja de aplicativos, conforme gráfico abaixo:
Otimização ASO para APPs (SEO)
O que está esperando para começar a estudar o ASO?

Qual objetivo do ASO?

O principal objetivo de aplicar as técnicas do ASO, pode-se em apenas uma palavra: DOWNLOADS. Claro que, para alcançar esse objetivo é necessário que você conheça seu público alvo e as principais palavras-chave que são usadas para procurar pelo seu tipo de aplicativo.

O ASO é realmente importante?

De acordo com o gráfico que mostramos no início do post, 63% dos aplicativos são achados nas lojas de aplicativos (Apple Store, Google Play…), é o principal método que as pessoas fazem download do seu Aplicativo.
O Ankit Jain (CEO Quettra e Ex-Google), em um dos seus posts, escreveu o seguinte:  “For the average app, search actually makes up the vast majority of installs.”
Resumindo: Se você não estiver fazendo um trabalho de ASO para subir seu aplicativo no ranking da loja, você está perdendo o melhor e maior canal de downloads disponíveis para seu aplicativo. Afinal, com milhares de APPs concorrendo com você, muitos deles já não aplicam as técnicas de App Store Optimization, porque não sair na frente desses usuários e melhorar o seu Ranking?

ASO otimizacao de aplicativos

Quais os fatores de rankeamento no ASO?

Vamos listar abaixo alguns dos fatores de rankeamento que já foram comprovados no ASO:

Principais Fatores do ASO:

  • Título – A palavra que você deverá colocar no título do seu aplicativo, deverá ser a sua principal palavra-chave e com maior tráfego, recomendo que estude muito bem essa escolha para que fique mudando depois, pois isso pode te dar problemas futuramente.
  • Palavras-chave – É extremamente importante que você conheça as principais palavras que o público do seu aplicativo usa para pesquisar. É nela que você terá que focar o seu trabalho.
  • Descrição Resumida – A descrição resumida é um importante fator para o Ranking do aplicativo, nesse campo é ideal que se dê um rápido resumo do aplicativo utilizando as principais palavras-chave, sempre com sabedoria e bom senso, claro.

Outros Fatores do ASO:

  • Total de Downloads do Aplicativo – O número de downloads do aplicativo é de suma importância para o ASO, mas infelizmente não temos controle sobre isso, claro, a divulgação pode te ajudar com esse número.
  • Avaliações – Mais um fator de rankeamento realmente importante e que, infelizmente, não temos controle sobre isso.

Claro que você pode incentivar os usuários a fazerem reviews, assim como o WhatsApp e Waze já fazem: “Se você gosta do aplicativo, avalie agora, é rápido!”.

Conclusão

A maioria dos desenvolvedores deixam pra escolher as palavras-chave em cima da hora, quando já está subindo o aplicativo, sem fazer nenhuma pesquisa ou estudo, é nisso que temos que pensar e focar no ASO.Esse planejamento de palavras deve ser feito durante a criação do projeto, afinal, o estudo de palavras deve ser um trabalho minucioso e recheado de muita pesquisa.
Devemos monitorar diariamente o ranking do nosso app e dos nossos concorrentes, afinal, a cada dia que passa surgirão novos Aplicativos na loja, novos reviews e classificações. E isso afetará o ranking dos apps.

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