TOP 10 Maiores Empresas da WEB

Compartilha aí!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Nos últimos 20 anos, o mundo das empresas web viraram de cabeça para baixo e mudaram muito. As companhias que costumavam sempre dominar o topo da lista de maiores empresas da Web, agora estão lutando para manter suas vendas, afinal a internet foi a grande responsável por essa reviravolta. As maiores empresas do momento são todas empresas de Tecnologia, quando dizemos que são empresas de tecnologia, queremos dizer que todo seu lucro vem de forma online.

As vezes, quando ninguém acredita é que acontece, quem diria que uma ideia básica como um serviço de correio, um buscador teria esse ‘boom’ gigantesco que aconteceu nos últimos anos. Claro que, nenhuma delas ultrapassaram a receita de 469 bilhões de dólares do grande Walmart. Mas quem sabe do futuro não é mesmo? O mundo está cada vez mais mudando com a internet. Por enquanto, ficamos com a lista das 10 empresas mais poderosas da Web.

  1. Salesforce

10ª Maior empresa WEB salesforce

Muita gente não conhece ou nunca ouviu falar do Sales Force, mas a receita da empresa está em torno de $3.05 Bilhões de Dólares, é uma grande potência no ramo de Tecnologia. O principal business do Sales Force é o Cloud-Computing, mais conhecida como Computação em Nuvem, a ideia do Sales Force é levar os dados e toda a comunicação off-line da empresa e enviar para nuvem, para que esse conteúdo possa ser compartilhada ao mesmo momento/tempo para toda a equipe. A princípio, o Sales Force é mais usado para a equipe comercial da empresa, mas perceberam que havia uma grande oportunidade para expandir o mercado e começar a utiliza-lo em outras áreas.
O Salesforce foi fundado por Mark Benioff em 1999 e durante toda sua trajetória, foi comprando outras empresas, aumentando assim seu valor de mercado.

Obs: O Sales Force foi nomeada pela Fortune como uma das melhores empresas para se trabalhar.

 

  1. Baidu

9ª Maior empresa WEB Baidu

Como citamos no começo do post, muitas mudanças estão ocorrendo no cenário tecnológico nos últimos anos, o aparecimento de empresas Chinesas é uma delas. A grandiosa National Petroleum Company é agora, a quarta maior empresa do mundo, com uma receita de 425 bilhões de Dólares, com isso, as empresas de Tecnologia da NPC estão se aproximando cada vez mais das maiores empresas da Web. É nisso que entra a Baidu, ela nada mais é que o maior motor de busca da China, com uma receita de $3.54 Bilhões de Dólares. Existe também, mas menos conhecida por aqui no Brasil, a Baidu Baike, com mais de 6,2 milhões de artigos, que é como se fosse uma Wikipedia.
A China é muito conhecida por censuras, em função disso até a Baidu Baike foi censurada pois infringiu alguns regulamentos do Governo Chinês. Para se ter uma ideia da questão da censura, a Wikipedia é probida na China desde 2005, foi nisso que o Baidu viu a oportunidade e criou o Baike.

 

  1. Yahoo

empresas-web-yahoo

Yahoo é uma das empresas mais antigas no ramo de Tecnologia e Internet, tudo começou em Janeiro 1994 com o “Jerry’s guide to the World Wide Web”, uma homenagem ao co-fundador Jerry Yang. No seus primórdios, o Yahoo era uma grande lista de outros sites, organizadas hierarquicamente, que era chamada de “Yet Another Hierarchical Officious Oracle”. Hoje, o Yahoo é um portal Web que oferece notícias, pesquisas, e-mails e outros. Acredito que o mais conhecido no Brasil é o e-mail e o famoso Yahoo Respostas.
Ultimamente a empresa vem recebendo duras críticas por tentar imitar a aparência do Gmail (e-mail do Google). Mesmo atrás da Google, a Yahoo tem uma receita de $4.99 Bilhões de Dólares. Uma curiosidade é que em Julho de 2013 o Yahoo superou o número de visitantes do Google.
Atualmente o Yahoo é liderado pela CEO Marissa Mayer, que foi nomeada como a oitava mulher mais poderosa da América em 2013 pela Fortune.

 

  1. Facebook

7ª Maior empresa WEB Facebook

O Facebook é 10 anos mais novo que o Yahoo, mas podemos garantir que é mais conhecido e reconhecido em todo o mundo, depois da decadência do Orkut o Facebook é considerado a maior e melhor ferramenta de Mídia Social da atualidade, com mais de 1 bilhão de usuários, isso mesmo, 1 BILHÃO de usuários e uma receita que já está na casa de $5.09 Bilhões de Dólares.
O Facebook foi criado em 2004 por Mark Zuckerberg e a ideia era ser destinado a ser uma plataforma exclusiva para estudantes da famosa universidade de Harvard, depois disso começou a expandir e abrir para outras Universidades de ponta. Hoje é esse sucesso grandioso.
Mas o mundo não é feito apenas de amantes do Facebook, como tudo nessa vida, existem os ‘haters’, muitos usuários, cada vez mais, discordam da postura do Facebook de atualizar os Termos de Privacidade da rede social sem avisar ou explicar aos usuários.
O Facebook mudou a maneira do mundo se comunicar, se destacando pela maneira de lembrar os aniversários dos amigos, a sua parte de criação e organização de eventos e até de expressar seus sentimentos no momento, como ‘sentindo-se feliz’ entre outros.

 

  1. Priceline

6ª Maior empresa WEB Priceline

O Priceline teve uma grande campanha publicitária liderada por William Shatner, o famoso ator de Star Trek. O Priceline é um comparador de preços muito conhecido nos Estados Unidos e pouquíssimo conhecido em outros países. Hoje, o site mais conhecido no Brasil e parecido com o Priceline é o Booking.com.
Mesmo sendo mais conhecido e usado nos EUA, ele tem a receita de $5.6 Bilhões de Dólares. A grande sacada da empresa foi perguntar aos usuários quanto eles achariam justo pagar por Voos, Hotéis e outros, depois dessas respostas foi usado um algoritmo para entregar uma melhor oferta aos usuários. Na época foi muito inovador, mas tiveram duras críticas, acusados de propaganda enganosa, pois os voos eram, em muitas das vezes, mais caros do que o site da companhia aérea anunciava. A partir disso, a Priceline mudou a forma de apresentar os resultados para os usuários no site, exibindo o Hotel e a Companhia Aérea que seria usada, antes de pagar e descobrir na surpresa.

 

  1. Rakuten

5ª Maior empresa WEB Rakuten

A Rakuten, por incrível que pareça, é a única empresa Japonesa dessa lista. É uma empresa de E-commerce, mundialmente conhecida. Tudo teve início no ano de 1997 como Rakuten Shopping Mall e logo foi rebatizada como Rakuten Inc em 1999. O fundador é o Hiroshi Mikitani, que ainda hoje atua como Chefe Executivo. Desde 2010 a empresa vem crescendo muito rapidamente, adquiriu o buy.com e o Priceminister (Frânces) e em 2011 adquiriu a play.com (Reino Unido).
Esse crescimento rápido da empresa resultou em uma receita de $5.56 Bilhões de Dólares e a Rakuten firmou uma forte presença na Europa, América do Sul e América do Norte. Para se tornar a maior companhia de e-commerce do mundo, existe ainda um longo caminho pela frente, mas nada impossível, tendo em vista esse crescimento citado acima.

 

  1. Tencent

4ª Maior empresa WEB Tencent

Mais uma empresa chinesa na lista de 10 Maiores Empresas mais Poderosas da Web, a Tencent é a maior plataforma de Rede Social da China, onde mais se destaca o sistema de mensagens instantâneas, a rede social atende a mais de 647 milhões de usuários. A plataforma Tencent conta também com Serviços para Smartphones, Jogos Online e também, em Multiplayer.
A Tencent, ultimamente vem sendo acusada de plágio, mas isso não afetou em nada a popularidade do site, contando com uma receita de $6.96 Bilhões de Dólares e empregando mais de 25 mil funcionários.
A Tecent se beneficiou com a lei de limitar o contato da China com o mundo exterior, mantendo assim todas as outras redes sociais bem longe do país. Essa falta de concorrência ajudou, e muito, a Tencent ser uma das principais empresas dessa lista.

 

  1. eBay

3ª Maior empresa WEB eBay

Em 3º lugar, na lista das 10 Maiores Empresas mais Poderosas da Web, vem o famoso Ebay, com uma receita de $14.07 Bilhões de Dólares. Fundada no ano de 1995, o famoso site de Leilão, Ebay, tornou-se um grande fenômeno quando comerciantes conseguiram ter um grande crescimento na vida apenas comprando e vendendo no site. O Ebay é proprietário de diversos sites em outros países e tem escritório em mais de 30 países. A forma de monetização do Ebay é bastante simples, caso o produto venda é necessário deixar uma pequena porcentagem do valor com o site, coisa que é feita normalmente em qualquer loja/empresa que pega seu produtos para vender por você. Mas, como nem tudo são flores, o Ebay vem sofrendo duras críticas de quase sempre se aliar ao comprador quando um produto entra em disputa (comprador não recebe o produto que pagou), o que cá entre nós, com toda a razão. Mas não tem como negar que é uma das maiores empresas de excelência do mundo.

 

  1. Google

2ª Maior empresa WEB Google

Mais uma empresa mundialmente conhecida, o Google se tornou algo absurdamente grandioso, que está na ‘boca do povo’ diariamente, como: “sei lá, vê lá no Google”.
A Google começou como um motor de busca e logo se expandiu em diversos nichos, como: E-mail, Armazenamento de Arquivos, Leitor de RSS, Navegador de Internet, Sistema Operacional, Smartphones e outros. Quando seu smartphone é sincronizado com sua conta do Google, chega a ser espantoso como todas suas preferências são automaticamente trazidas ao celular. Com isso, voltamos ao assunto da privacidade do usuário, o que para a Google foi um grande problema quando começaram a liberar o Google Street View.

A Google está com uma receita estrondosa de $50,18 Bilhões de Dólares e segue sempre em crescimento.

 

  1. Amazon

1ª Maior empresa WEB Amazon

 

Amazon, mesmo não sendo tão conhecida como o Google aqui no Brasil, é a maior empresa web do mundo. Foi fundada em 1994 pelo Jeff Bezos, no início a Amazon era apenas uma livaria online, depois começou a vender CDs, DVDs (coisas que normalmente hoje encontramos em livrarias. Hoje, já podemos encontrar de tudo no site da Amazon, desde Roupas a Eletroportáteis, como um shopping completo online.
A Receita ta empresa está na casa de $61,09 Bilhões de Dólares e tem site em 12 países, com logística de transporte própria e muito mais.
Em todos esses anos, a Amazon já sofreu com diversas acusacões de evasão fiscal, mas isso não abalou a empresa, tanto que continua a liderar como a maior empresa web do mundo.
Uma das grandes inovações da Amazon é o gadget chamado Kindle, que é um aparelho para leitura de livros e e-books, o mais utilizado de todo o mundo. O Kindle se destaca pela fácil leitura, além de não cansar a vista, o que um livro comum faz.
Veja nosso post de Livros Grátis para Kindle.

Compartilha aí!Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0

Você também pode gostar de...

Comenta aí!

1 Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *